Seguidores

sábado, 12 de maio de 2012

Arroz Doce

Adoro arroz doce!!
Dos muitos dias de férias passados no Porto, em casa dos meus avós, lembro com saudade o arroz doce que a minha avó fazia... Não só no Natal, presença sempre obrigatória, mas também quando simplesmente nos lembrávamos de o fazer. O cheirinho da canela e da casca do limão ainda hoje me fazem lembrar esses dias e natais da minha infância.
A receita, a que aprendi com a minha avó, é sempre feita a olho. O truque é nunca deixar de mexer o arroz enquanto coze. Eu cozo-o sempre em leite.


Faço assim:
- 1 chávena de arroz carolino
- 1 pau de canela
- uma casquinha de limão
- 1 nózinho de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 litro de leite
- açúcar
- gemas de ovo ( 3 ou 4)

Começo por deitar o arroz numa panela, com a casca de limão, o pau de canela, a manteiga e a pitada de sal. Cubro com água e deixo o arroz "abrir". Entretanto, tenho já num fervedor o leite a aquecer.
Quando a água fica toda absorvida, começo a deitar o leite aos poucos de cada vez. É conveniente, a partir de agora, ficar atenta e ir mexendo frequentemente. Sempre que o leite é absorvido, acrescenta-se mais um pouco. A meio da cozedura, junto o açúcar (nunca deito muito mas fica ao gosto de cada um).
Durante a última junção de leite, junta-se as gemas. E nesta fase, não deixo o leite evaporar totalmente pois assim fica uma arroz doce mais cremoso. Na altura de juntar as gemas, costumo retirar momentaneamente a panela do lume, e deito-as em fio para não talhar. Volta ao lume por breves minutos.
Deita-se o doce em pratos ou travessas e enfeita-se com canela.

Sem comentários:

Enviar um comentário